Baralho Cigano é um oráculo que tem o poder de mostrar o futuro com grande clareza, segundo os místicos e os seus praticantes. Ele possui 36 cartas, e cada uma das cartas possuem uma série de significados, como significados pessoais, karmicos, cósmicos e psicológicos.
As cartas são usadas para esclarecer algo que acontecerá na vida das pessoas que procuram saber do seu futuro.
O Baralho Cigano não é usado como algo que já é predefinido, em que os tarólogos apenas decoram os seus significados, mas sim, onde cada carta conta com um desenho próprio e com um significado diferente.
O baralho é chamado de cigano pelo simples fato de que esse povo, os ciganos serem muito conhecidos por possuírem poderes místicos, por terem o poder para saber sobre o futuro. As mulheres ciganas fazem a leitura das sortes através das 36 cartas e descobrem o caminho apontado por elas.
Quais são as diferenças entre o baralho cigano e o tarô, tarô cigano
Muitas pessoas confundem o tarô cigano, tarot ou apenas tarô com o baralho cigano, mas a verdade é que existem diferenças entre os dois, umas delas por exemplo é que o baralho cigano surgiu muito tempo depois. A outra diferença está no número das cartas, enquanto o tarô possui o que chamamos de arcanos com 78 cartas e o baralho com 36.
A arte de saber sobre o futuro através das cartas é bem antiga, tendo surgido no ano de 1380 e tendo como um único objetivo a princípio, o lúdico, ou seja, feito através de jogos, brincadeiras e atividades criativas. No início, o baralho cigano possuía apenas um único naipe, o de ouros, e as perguntas e respostas já estavam prontos, bastando a cartomante conferir os resultados.
Na época, esse costume de escrever em cartas surgiu pelo fato de que o papel era muito caro, e com isso foram elaboradas outras opções para a escrita. No século XVIII (18), o ocultista e cartomante que morava em Paris, chamado Etteilla ou mesmo Jean-Baptiste Alliette, se tornou uma referência quando se tratava do assunto de prever o futuro.
Ele criou o baralho cartomântico, o baralho dos cartomantes, onde escreveu os significados das cartas de um modo que se tornasse fácil para fazer a interpretação de todos. Ele criou também o método do baralho invertido.
Origens do baralho cigano
Logo depois disso na França, de acordo com a história, o Baralho Cigano surgiu em meados dos séculos XVII (17) e século XVIII (18), com a popular e conhecida Madame Lenormand ou Marie Anne Adelaide Lenormand que aprendeu a jogar cartas com o baralho de Etteilla. Ela nasceu no ano de 1772 na França e ficou bastante conhecida por fazer previsões sobre o futuro para a realeza da época incluindo o próprio Napoleão Bonaparte. E ainda segundo a história, ela previu a sua ascensão e a queda do poder de Napoleão Bonaparte e os segredos de sua esposa Josefina de Beauharnais, a Imperatriz da França e primeira mulher de Napoleão Bonaparte.
Não basta apenas saber o significado das cartas
A técnica usada pela madame Lenormand é que não basta apenas saber o significado das cartas, mas é preciso o dom da intuição para que a cartomante saiba fazer uma interpretação correta do futuro de seus clientes.
O Baralho Cigano ficou dividido em quatro categorias associadas aos quatro elementos:
Terra, sendo simbolizado pela família, dinheiro e a existência do mundo material.
Água, sendo simbolizado pelos sentimentos como o amor e a feminilidade.
Ar, como simbolismo da mente, das ideias e dos pensamentos criativos e inovadores.
Fogo, simbolizando a imaginação e as forças vitais e do universo.
No Baralho Cigano, apenas as mulheres podem jogar as cartas, pois os ciganos acreditam que somente elas possuem a energia do oculto e que são capacitadas para fazerem as previsões.
Antes de jogar as cartas, os praticantes acreditam que é preciso iniciar um ritual onde a cartomante faz uma oração a Santa Sara Khali, a deusa dos ciganos.
Em seguida, ela evoca os elementos da natureza, e só então está apta para começar a fazer interpretações sobre o futuro.
Caso tenha gostado da explicação, compartilhe em suas redes sociais.